Os filmes “La La Land” e “Moonlight” lideram as indicações em cinema ao Globo de Ouro. Em TV, Netflix e HBO são as empresas que emplacaram o maior número de séries na premiação, repetindo o que já havia ocorrido no Emmy. Os finalistas foram divulgados nesta semana.
Disputando sete indicações, “La La Land: Cantando Estações” é o novo filme de Damien Chazelle, mesmo diretor de “Whiplash”. No longa, um musical, um pianista de jazz (Ryan Gosling) se apaixona por uma aspirante a atriz (Emma Stone). Chazelle, Gosling e Stone estão entre os indicados. O longa também disputa nas categorias melhor filme de comédia ou musical, roteiro, canção e trilha sonora.
Já “Moonlight”, drama sobre um jovem negro gay que cresce na Flórida, também concorre a seis troféus: melhor filme de drama, diretor (Barry Jenkins), ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro, trilha sonora.
BRASILEIROS FICAM DE FORA
Três filmes brasileiros estavam inscritos para concorrer na categoria de melhor longa estrangeiro, mas nenhum foi escolhido: “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, “Pequeno Segredo”, de David Schurmann, e “Chatô”, de Guilherme Fontes. O segundo foi o escolhido para representar o país no Oscar.
A revista norte-americana “Entertainment Weekly” considerou “inesperada” a falta de indicação de Wagner Moura pela sua atuação na segunda temporada de “Narcos”. Para a publicação, ele “estava ainda melhor” na segunda fase
HBO E NETFLIX
Responsáveis pelos principais sucessos da TV norte-americana em 2016, a Netflix e a HBO estão empatadas na disputa por melhor série dramática. Cada rede recebeu duas indicações à estatueta. A Netflix concorre com duas produções lançadas no segundo semestre: “Stranger Things” e “The Crown”. Já a HBO entra na briga com a novidade “Westworld”, que estreou em setembro, e repete a safra de indicações pela sexta temporada de “Game of Thrones”, a série mais premiada de todos os tempos.
Fora as estreias mais recentes, o Globo de Ouro manteve-se na mesma linha que o Emmy, escolhendo hits do ano, como a minissérie “O Povo Contra O.J. Simpson”, além das óbvias “Transparent”, “Black-ish” e “Mr. Robot”.
CONFIRA OS DESTAQUES
CINEMA
Melhor filme de drama
“Até o Último Homem”
“Lion”
“A Qualquer Custo”
“Manchester à Beira-Mar”
“Moonlight”
Melhor comédia ou musical
“20th Century Women”
“Deadpool”
“Florence: Quem É Essa Mulher?”
“La La Land: Cantando Estações”
“Sing Street”
TELEVISÃO
Melhor série dramática
“The Crown”
“Game Of Thrones”
“Stranger Things”
“This Is Us”
“Westworld”
Melhor musical ou comédia
“Atlanta”
“Black-ish”
“Mozart in the Jungle”
“Transparent”
“Veep”
Melhor minissérie
“American Crime”
“The Dresser”
“The Night Manager”
“The Night Of”
“The People V. O.J.: American Crime Story”
Trailer de “La La Land: Cantando Estações”:
Trailer de “Moonlight”:
(Texto publicado no Magazine, do jornal O Tempo, do dia 13.12.2016)