Se todos os premiados, sem exceção, comemoraram muito na madrugada de ontem ao receberem seu Oscar na maior festa de gala do cinema mundial, imagine um ator em especial: Leonardo DiCaprio. Após anos de injustiça da Academia e outras quatro indicações sem o prêmio, o ator pôde, enfim, celebrar em Hollywood, nos EUA, fazer um discursão – agradecendo aos grandes diretores que o alavancaram na carreira e refletindo sobre a situação do aquecimento global – e levantar a estatueta pelo intenso papel que desenvolveu em “O Regresso” – filme do mexicano Alejandro G. Iñárritu, que levou o prêmio de Melhor Diretor pelo segundo ano consecutivo (no ano passado, ele venceu com “Birdman”).
Indiscutivelmente, a noite foi de DiCaprio. Todos esperavam por essa notícia – as dezenas de memes na internet que estão aí não me deixam mentir. Mas, claro, que a noite da 88a premiação do Oscar também ficou marcada por outros grandes êxitos. Se “Mad Max: Estrada da Fúria” foi o filme com maior número de estatuetas (foram seis ao todo, a maioria técnicos), a aventura apocalíptica dirigida por George Miller passou longe das principais categorias. “Spotlight – Segredos Revelados”, do diretor Tom McCarthy, ganhou como Melhor Filme e Melhor Roteiro Original, consagrando a história real de uma equipe de jornalistas de Boston, que investigou casos de pedofilia na Igreja Católica, e a colocando no topo dos méritos.
Alguns prêmios foram como o esperado: favoritas, a atriz Brie Larson, de “O Quarto de Jack”, e Alicia Vikander, de “A Garota Dinamarquesa”, se emocionaram ao levar as estatuetas de Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante, respectivamente; o representante brasileiro “O Menino e o Mundo” não teve chances com a animação “Divertida Mente”; e o prêmio de Melhor Roteiro Adaptado foi mesmo para “A Grande Aposta”, de Adam McKay. Mas também teve surpresa na cerimônia: Mark Rylance, de “Ponte dos Espiões”, venceu a predileção de Sylvester Stallone, de “Creed”, como Melhor Ator Coadjuvante, e “Ex-Machina: Instinto Artificial” levou o de Melhores Efeitos Especiais, batendo favoritos como “Mad Max” e “Star Wars – O Despertar da Força”. As surpresas foram poucas… Ainda bem, né DiCaprio?!
*** Confira a relação completa dos vencedores do Oscar 2016:
Melhor Filme
“Spotlight – Segredos Revelados”
Melhor Diretor
Alejandro González Iñárritu (“O Regresso”)
Melhor Ator
Leonardo DiCaprio (“O Regresso”)
Melhor Atriz
Brie Larson (“O Quarto de Jack”)
Melhor Ator Coadjuvante
Mark Rylance (“Ponte dos Espiões”)
Melhor Atriz Coadjuvante
Alicia Vikander (“A Garota Dinamarquesa”)
Melhor Roteiro Original
“Spotlight – Segredos Revelados”
Melhor Roteiro Adaptado
“A Grande Aposta”
Melhor Filme de Animação
“Divertida Mente”
Melhor Filme Estrangeiro
“Filho de Saul” (Hungria)
Melhor Documentário
“Amy”
Melhor Fotografia
“O Regresso”
Melhor Trilha Sonora
Ennio Morricone (“Os Oito Odiados”)
Melhor Canção Original
“Writing’s On the Wall” (“007 Contra Spectre”)
Melhor Figurino
“Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Desenho de Produção
“Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Direção de Arte
“Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhores Efeitos Especiais
“Ex-Machina: Instinto Artificial”
Melhor Edição de Som
“Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Mixagem de Som
“Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Edição
“Mad Max: Estrada da Fúria”
Melhor Curta-metragem
“Stutterer”
Melhor Curta-metragem de Animação
“Bear Story”
Melhor Curta-metragem de Documentário
“A Girl in the River: The Price of Forgiveness”
Quantidade de prêmios por filme:
Mad Max: Estrada da Fúria => 6
O Regresso => 3
Spotlight – Segredos Roubados => 2
A Grande Aposta, O Quarto de Jack, Ponte dos Espiões, Divertida Mente, Filho de Saul, Amy, Os Oito Odiados, A Garota Dinamarquesa, 007 Contra Spectre, Ex-Machina: Instinto Artificial => 1